Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11447
Título: Turismo e economia no município de Alagoa Grande-PB
Autor(es): Silva, Levi da
Palavras-chave: Turismo
Economia
Desenvolvimento local
Data do documento: 2016
Resumo: Esse trabalho tem como tema: Turismo e Economia no Município de Alagoa Grande-PB, destacando os pontos Turísticos, e sua influência na economia local. Além, de enfatizar as funções do turismo na economia do município de Alagoa Grande-PB. O objetivo principal é mostrar a importância do turismo e sua influência na economia do Município de Alagoa Grande -PB. A metodologia utilizada basear-se no princípio do método comparativo onde utilizamos como estratégia a relação entre os fluxos turísticos e o desempenho do setor terciário do município ao longo de um ano. O turismo é uma atividade de demanda, associado ao consumo sendo seu desempenho fortemente influenciado pelo crescimento no nível de renda dos consumidores efetivos e dos demandantes potenciais. O Nordeste lidera a relação consumo turístico/PIB entre as cinco regiões brasileiras, com 9,8%. A Paraíba Registrou crescimento do produto interno bruto (PIB) de 5,6% em 2012, em comparação com 2011. Alagoa Grande-PB tem 0,47% em relação ao PIB da Paraíba, Além de permitir estabelecer relações macroeconômicas, possibilita traçar para cada município seus perfis econômicos e setoriais. Dessa forma, pesquisa realizada no município de Alagoa Grande pela PBTUR, traçou o perfil dos turistas que participaram do roteiro caminhos do frio no período de 27 de 28 de Agosto de 2011, destacou a origem, profissão, faixa etária, sexo, tipo de hospedagem utilizada, dias de permanência na cidade, forma e motivo da viagem, gastos realizados. Mostrou também que a maior parte dos turistas que frequentam Alagoa Grande-PB é do próprio estado da Paraíba com 76% em seguida de Pernambuco com 19% e da Bahia 5%, estes são os dois estados que tem o maior número de turistas que participam do caminho do frio. O turismo vem ganhando uma perspectiva de desenvolvimento muito importante na economia, por isso, temos que ter planejamento junto aos governantes para que eles tenham uma política voltada para o turismo e possam incluir cada vez mais Alagoa Grande-PB, no cenário brasileiro, onde os turistas possam desfrutar das belezas históricas, culturais e eventuais como caminhos do frio e a cavalgada. Portanto, a discussão desse trabalho destaca a necessidade de investir no turismo, de modo geral. No entanto, a maioria dos municípios que ainda não sabem valorizar-se e se vender como destinação turística, os produtos que possuem e as riquezas naturais, não descobriram ainda a mais rentável alternativa de desenvolvimento social, político, cultural e econômico.
Descrição: SILVA, L. da. Turismo e economia no município de Alagoa Grande-PB. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11447
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Levi da Silva.pdfLevi da Silva2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.