Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11449
Título: História para quê? Limites e possibilidades para o ensino de História na Educação Básica
Autor(es): Silva, Edvan Querino da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de História
Educação Básica
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho trata do relato de minha experiência no campo de estágio, com ênfase para a regência realizada na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo (Polivalente) em Guarabira/PB, no ano de 2011, trazendo uma discussão acerca da questão “para que serve a História”. Esta problemática surgiu de minhas inquietações enquanto estudante da Educação Básica, das leituras teóricas na Universidade e das indagações suscitadas pela vivência durante o estágio. A partir deste lugar de produção, realizei uma pesquisa bibliográfica, que serviu de embasamento teórico para a reflexão de minha prática no estágio em relação à questão proposta. Na primeira parte do trabalho, faço uma síntese historiográfica do ensino de História no Brasil, onde pude perceber que a referida disciplina já atendeu a muitos propósitos desde sua institucionalização; discuto ainda a contribuição que o saber historiográfico pode proporcionar para o cotidiano das pessoas. Na segunda parte, discuto os significados do estágio para a formação docente, contemplando diversas perspectivas; dentre estas, concordo com a que defende a necessidade de o estágio concretizar-se no diálogo da teoria com a prática, num exercício reflexivo constante. A terceira parte corresponde ao relato propriamente dito; aqui faço a apresentação e reflexão das atividades desenvolvidas durante o estágio: as leituras, discussões em sala, as oficinas e a regência. Nesta, a questão “para que serve a História” fica mais evidente. Na quarta e última parte, concluo que a História constitui uma área do conhecimento importante para a vida cotidiana, pois possibilita a compreensão do presente, a desconstrução de estereótipos e preconceitos, a construção de uma cultura de paz, à medida que permite perceber e respeitar as diferenças; e isso é possível de se construir na sala de aula da Educação Básica, desde que apresentemos uma História viva, ligada à realidade das (os) estudantes.
Descrição: SILVA, E. Q. da. História para quê? Limites e possibilidades para o ensino de História na Educação Básica. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11449
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvan Querino da Silva.pdfEdvan Querino da Silva1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.