Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1145
Título: Migrações rurais - urbanas no contexto do município de Pilões/PB
Autor(es): Santos, José Eudis Pereira dos
Palavras-chave: Migração
Conjuntos habitacionais
Pilões - PB
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: A análise central dessa pesquisa foi identificar o processo de migração da população do município de Pilões-PB. Compreendida pela saída das pessoas do campo para a cidade, através da transformação econômica vivenciada nos últimos 30 anos, atribuída a modificação que diversificou o modo de produção da agricultura, que deixo de ser uma monocultura para se transformar em uma policultura, inclusive baseada na agricultura familiar. Com o objetivo geral procurou analisar as condições socioeconômicas atuais do município de Pilões, bem como a sua influência para a migração da população. O caminho metodológico, que se seguiu foi à pesquisa empírica formulada através da análise de dados do IBGE e do IPEA e de autores como Martins e Vanalli, entres outros que falam do tema, constatou os objetivos através da pesquisa de campo. Procurou-se mostrar o crescimento de conjuntos habitacionais que são alto construídos pela população a maioria desse espaço é ocupada por pessoas oriunda do campo. Torna-se oportuno destacar que os migrantes enxergam na cidade a possibilidade de melhorar de vida, novas oportunidades de trabalho e geração de renda, busca por qualificação, procura por melhores ofertas de serviços de saúde, segurança, lazer e cultura, etc. No caso específico de Pilões, as famílias estão deixando o campo por conta de vários fatores, a saber: violência provocada por conflitos fundiários, assaltos às propriedades, falta de incentivo à agricultura familiar, processo de fragmentação das pequenas propriedades, entre outros.
Descrição: SANTOS, J. E. P. dos. Migrações rurais - urbanas no contexto do município de Pilões/PB. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1145
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eudis Pereira dos Santos.pdfJosé Eudis Pereira dos Santos3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.