Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11464
Título: O ensino de gramática revisitado
Autor(es): Silva, Amanda Pereira da
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Gramática - Ensino
Linguística - Ensino
Data do documento: 2013
Resumo: Este trabalho objetiva mostrar como se dá a prática de ensino da Língua Portuguesa tendo em vista as críticas sobre o predomínio da maneira tradicional e alheia à realidade linguística existente. Neste sentido, propomos outras formas de como esse ensino deveria ser melhorado, apresentando uma proposta desenvolvida no sexto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de Carvalho da cidade de Caiçara – PB, sempre trazendo para a sala de aula a conciliação entre o ensino de gramática normativo revisitado, com a lingüística, trabalhando com texto e instigando nos alunos os conhecimentos prévios. Nossas discussões abordam algumas concepções de gramática, tais como as visões existentes em relação à mesma sob o aspecto tradicional e linguístico assim como o ensino da norma culta sob o molde padrão e como seria segundo a visão descritiva, uma forma de trabalhar a gramática de forma contextualizada, evitando assim a rejeição dos alunos ao que tange o ensino de língua materna. Fundamentado no aporte teórico de Perini (1997), Possenti (2003), Perini (1997), Bagno (2002), Travaglia (2001), Neves (2002), dentre outros que estão presentes neste trabalho, visando a articulação entre o ensino de gramática com o contexto, promovendo a interação entre as competências linguísticas e comunicativas, tratando de uma pesquisa de natureza qualitativa. Constatamos que o ensino de gramática é importante no processo educacional do alunado, mas não devemos tratá-la de maneira isolada, mas sim, utilizar outras formas e metodologias para o ensino de Língua Materna, incluindo principalmente o conhecimento internalizado do falante.
Descrição: SILVA, A. P. da. O ensino de gramática revisitado. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11464
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Pereira da Silva.pdfAmanda Pereira da Silva189.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.