Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11471
Título: Capitães da areia: sob as marcas de uma infância marginalizada
Autor(es): Silva, Ianes Swerdy de Moraes
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Sociedade Burguesa
Preconceito
Data do documento: 2013
Resumo: Este texto trata da identidade do personagem Pedro Bala e a sua relação de poder dentro do contexto literário da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. A trama enfatiza a postura adotada por meninos de rua que ora são considerados mocinhos, ora bandidos, envoltos por um ambiente física e emocionalmente mal estruturados. O trabalho objetiva apresentar uma leitura do romance, observando aspectos mascarados pelas diferentes categorias narrativas, a saber, do próprio enredo. O aporte teórico da discussão teve como foco a relação entre literatura, realidade social e econômica. O enredo do romance mostra uma sociedade marcada por preconceito e diferenças socioeconômicas, entretanto foi possível identificar registros de demonstração de carinho, respeito e afeto, intensificados pela necessidade das personagens envolvidas. O medo é uma das condições de sobrevivência dos capitães da areia. Assim, este estudo contribuiu não apenas em minutar uma dada interpretação, mas, sobretudo, em averiguar que a sociedade impõe alguns limites que induzem a condições inconsistentes de padrões estabelecidos atuantes na burguesia.
Descrição: SILVA, I. S. de M. Capitães da areia: sob as marcas de uma infância marginalizada. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11471
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianes Swerdy De Moraes Silva.pdfIanes Swerdy De Moraes Silva529.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.