Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11475
Título: Análise da especulação financeira sobre os imóveis da cidade de Monteiro - PB após a chegada da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
Autor(es): Borges, Bruno Ricardo da Silva
Palavras-chave: Mercado imobiliário
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Especulação imobiliária
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o processo de especulação financeira contribuiu para alavancar os preços dos ativos, aqui representados pelos imóveis localizados na cidade de Monteiro – PB a partir da implantação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2006, ou se tal alta recorrente do nível geral dos preços dos imóveis é fruto de um efetivo desenvolvimento econômico-financeiro e social ao longo dos últimos anos. Para tal empreitada, a metodologia utilizada baseia-se no método quantitativo e monográfico – também chamado de estudo de caso - de forma que a partir da mensuração dos dados obtidos e da correlação entre os mesmos, possa-se estabelecer um conceito ou juízo de valor coerente com o paradigma em questão. Os resultados indicaram que a alta concentração dos imóveis em poder de poucos indivíduos favoreceu – e ainda favorece – a majoração do nível geral de preços dos imóveis e dos aluguéis ao longo dos anos, sem haver necessariamente alguma melhoria na infraestrutura do mesmo ou evento econômico significativo na cidade que justificasse tal aumento. Nota-se que a especulação financeira praticada constitui-se na mola mestre que alimenta e nutre este novo paradigma que tem como âncora a implantação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Descrição: BORGES, B. R. S. Análise da especulação financeira sobre os imóveis da cidade de Monteiro - PB após a chegada da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2013. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11475
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Ricardo da Silva Borges.pdfPDF - Bruno Ricardo da Silva Borges163.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.