Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11478
Título: Uma proposta de implementação do custeio variável em um centro de formação de condutores.
Autor(es): Lima, Erenildo Jacinto de
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Custeio variável
Autoescola
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: A competitividade na economia baseada na informação faz com que seja cada vez mais necessário as organizações manterem um controle gerencial para que possam tomar decisões com mais escrutínio. Relativamente à gestão dos recursos a contabilidade de custos fornece os meios para isso, e tem evoluído ao longo dos anos com vários modelos como custeio baseado em atividades (ABC), custeio variável etc. No Brasil isso tem grande importância, pela relevância do setor de serviços. Esse trabalho propôs um modelo de custeio para melhor gerência em um Centro de Formação de Condutores (CFC) por meio do custeio variável. Para isso foram feitos os levantamentos os conceitos básicos aplicados à contabilidade de custos, suas classificações mais comumente utilizadas, conceitos e características do custeio por absorção e variável. A metodologia utilizada foi delimitada quanto aos procedimentos em bibliográfica e documental, de abordagem quantitativa e qualitativa, com objetivos descritivos de acordo com o método dedutivo e técnica o estudo de caso. Foi aplicado um estudo de caso na Auto Escola Sertaneja, localizada no município de Sertânia, no estado de Pernambuco. O resultado encontrado foi positivo, tendo com ponto positivo a melhor clareza nos itens necessários a formação desse resultado para realizar um processo contínuo de melhora na alocação de recursos.
Descrição: LIMA, E. J. Uma proposta de implementação do custeio variável em um centro de formação de condutores . 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro,2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11478
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erenildo Jacinto de Lima.pdfPDF - Erenildo Jacinto de Lima72.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.