Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11481
Título: Um estudo sobre a estruturação dos controles internos de uma instituição de ensino superior pública do estado da Paraíba.
Autor(es): Silva, Thallyta Maria Medeiros
Palavras-chave: Contabilidade pública
Controle interno contábil
Sistema de controle interno
Ensino Superior
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar os principais controles internos que devem ser estruturados em uma Instituição de Ensino Superior. A metodologia utilizada consiste em um estudo descritivo e exploratório com a utilização do método indutivo. Realizou-se uma pesquisa de campo onde foi selecionada uma Instituição de Ensino Superior. A coleta dos dados foi realizada através de questionário respondido por servidores da entidade, que constituem a amostra do presente estudo. Os resultados encontrados demonstram que apesar de não existir regulamentação e estrutura legal, a instituição estudada exerce algumas atividades de controle interno. Em síntese, para que seja estruturado e implantado o sistema de controle interno na Instituição de Ensino, sugere-se que se institua uma regulamentação na forma de estatuto e regimento interno, que será a base legal do sistema que deverá abranger as funções de ouvidoria, controladoria e auditoria com o objetivo de apoiar a gestão de recursos públicos de acordo com os critérios de legalidade, economicidade, eficiência e eficácia. Espera-se que o estudo, ao analisar os principais controles internos que devem ser estruturados numa Instituição de Ensino Superior, possa despertar o interesse para sua implantação.
Descrição: SILVA, T. M. M. Um estudo sobre a estruturação dos controles internos de uma instituição de ensino superior pública do estado da Paraíba. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11481
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thallyta Maria Medeiros Silva.pdfPDF - Thallyta Maria Medeiros Silva80.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.