Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11482
Título: Responsabilidade social corporativa: uma análise em periódicos nacionais de contabilidade sob a perspectiva da bibliometria e das redes sociais.
Autor(es): Martins, Maria Isabel Cordeiro
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa
Periódicos científicos nacionais (Contabilidade)
Bibliometria
Redes sociais
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: A pesquisa tem como objetivo identificar as principais características da produção científica sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC), em periódicos nacionais de contabilidade listados no Qualis CAPES, sob a perspectiva da bibliometria e da análise das redes sociais. Assim, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória quanto aos objetivos, em relação aos procedimentos é tipificada como bibliográfica, documental e bibliométrica, com o uso da ARS e no tocante a abordagem do problema classifica-se como quantitativa e qualitativa. Os principais resultados encontrados foram: os 45 periódicos analisados publicaram, desde a sua primeira edição até o dia 30 de julho de 2014 (data limite da busca) 1.017 edições e 6.711 artigos, destes 63 artigos se referiam a RSC; a Revista Contextus (Fortaleza) e a Revista Economia & Gestão foram as que mais publicaram sobre RSC; os primeiros artigos publicados sobre o tema foram encontrados em 2005 e em 2013 as publicações alcançaram seu ápice, com 15 artigos publicados; 52,60% dos autores são do sexo masculino; 92,10% dos artigos foram publicados em parceria; a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a IES com o maior número de autores vinculados e a Universidade de São Paulo (USP) a mais central deste estudo; na análise da rede de coautoria constatou-se uma baixa densidade e uma alta centralidade de grau; Valcemiro Nossa foi o autor mais profícuo e o mais central; 87,86 % dos autores publicaram apenas um artigo sobre o tema estudado; 64,74% dos autores eram mestres ou doutores; quanto aos objetivos a pesquisa mais utilizada foi a descritiva, quanto aos procedimentos a bibliográfica, quanto a abordagem do problema predominou a quantitativa e o questionário foi o principal tipo de coleta de dados; o tipo de referência mais usada foi periódicos Qualis CAPES e a referência mais citada foi o livro Ética e Responsabilidade Social nos Negócios.
Descrição: MARTINS, M. I. C. Responsabilidade social corporativa: uma análise em periódicos nacionais de contabilidade sob a perspectiva da bibliometria e das redes sociais. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11482
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel Cordeiro Martins.pdfPDF - Maria Isabel Cordeiro Martins28.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.