Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11484
Título: Interdisciplinaridade na obra Menino de Engenho de José Lins do Rêgo: o literário articulado ao geográfico
Autor(es): Santos, Rosineide de Lima
Palavras-chave: Literatura Brasileira
José Lins do Rêgo
Geografia - Ensino
Data do documento: 2013
Resumo: Através da visão interdisciplinar é possível visualizar um tema em estudo de uma maneira que priorize o todo, que enfatize uma observação contextualizada e considere a articulação entre as disciplinas. Assim, respaldada por esse pressuposto objetivo realizar uma análise interdisciplinar do romance Menino de Engenho de José Lins do Rego, que discuta o Literário em seu entrelaçamento com a Geografia. Em que utilizei por base teórica as contribuições de Fazenda (1985), Japiassú (1976), Dimas (1994), Tuan (1983), Lins (2007), Dacanal (1986), Fremont (1980), Rego (2010) entre outros. A partir desses estudos surgiu um olhar contextualizado dos elementos sociais e espaciais mostrado na visão literária por José Lins e na geográfica pelos teóricos da área. O resultado ao qual cheguei é que a obra em estudo analisada nesse contexto que traz aos alunos e leitores, fortes pontos literários e geográficos em que um dá suporte ao outro facilitando aos interessados uma visão crítica do espaço e do social articulado entre a multidão e suas inatas características, as suas paixões e os seus medos. Conclui que a obra Menino de Engenho traz uma forte base geográfica que constituem a razão desse olhar voltado a esse objetivo analítico do romance: a ênfase na época e na terra. O literário trouxe os dramas humanos para esse cenário.
Descrição: SANTOS, R. de L. Interdisciplinaridade na obra Menino de Engenho de José Lins do Rêgo: o literário articulado ao geográfico. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11484
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosineide de Lima Santos.pdfRosineide de Lima Santos182.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.