Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11486
Título: O internetês e o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Costa, Nadja Henriques da
Palavras-chave: Língua Portuguesa - Ensino
Processo Comunicativo
Linguagem na internet
Data do documento: 2013
Resumo: Nas últimas décadas, a internet inegavelmente tem se constituído em um veículo ideal para a construção de novas formas de comunicação e interação entre as pessoas. A Comunicação Mediada por Computadores (CMC) tem permitido o surgimento de uma forma peculiar de escrita. Uma espécie de dialeto escrito, de caráter híbrido que tem permeado as conversas online. Constitui-se em uma maneira prática e ágil de manter o diálogo no ambiente virtual, já que seus usos se dão mediante abreviações, ícones, pontuações expressivas, simplificações de palavras etc., denominada Internetês, e utilizado geralmente entre jovens. Todo esse processo comunicativo, indiscutivelmente, tem acarretado transformações no uso que se faz da língua(gem), além de despertar inúmeras discussões acerca do ensino de língua portuguesa. É a partir desse contexto que várias questões ganham espaço nas discussões entre estudiosos e professores, tendo em vista que muitos acreditam ser esse um grave problema para a aprendizagem da língua, já que esta nova maneira de escrever “dispensaria” as regras propostas pela norma padrão. Esse trabalho objetiva discutir questões sobre essa nova modalidade escrita, a fim de conhecer sua natureza como processo mutável da língua, opondo-se às posturas preconceituosas, como também mostrar seu trato e repercussão para com o ensino de língua portuguesa. Para tanto, teremos a contribuição de alguns autores a exemplo de Marcuschi e Xavier (2010), Freire (2005), Koch, (2007,2009), Araújo (2007), Travaglia (1997), Bisognin (2009), Komesu e Tenani (2009), Elias (2011), dentre outros, que acrescentam esclarecimentos pertinentes sobre as questões supracitadas. Por fim, será analisado um questionário, distribuído a professores de língua portuguesa a fim de analisar as suas concepções acerca do internetês. A pesquisa aponta para a necessidade de a escola rever conceitos relacionados aos usos da língua de forma a orientar os alunos quanto à adequação dos recursos da linguagem em diferentes situações comunicativas.
Descrição: COSTA, N. H. da. O internetês e o ensino de língua portuguesa. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11486
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadja Henriques da Costa.pdfNadja Henriques da Costa748.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.