Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11490
Título: Triagem neonatal: Avaliação do programa no município de Lagoa Seca-PB, no ano de 2015
Autor(es): Muniz, Ronnyelly Francisco Barbosa
Palavras-chave: Triagem neonatal
Teste do pezinho
Cobertura populacional
Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN
Data do documento: 11-Jul-2016
Resumo: A Triagem Neonatal (TN), popularmente conhecida por “Teste do Pezinho” ”TP” que coleta sangue do calcanhar do recém-nascido (RN) se tornou no Brasil, em 2001, através da Portaria GM/MS n° 822, em 06 de junho do mesmo ano, um programa de ação preventiva objetivando diagnosticar diversas doenças congênitas ou infecciosas, as quais são assintomáticas no período neonatal, e que se não tratadas, propiciam consequências irreversíveis para o desenvolvimento natural da criança. O presente estudo objetivou investigar e demonstrar o perfil do Programa de Triagem Neonatal (PTN), no município de Lagoa Seca-PB, no ano de 2015. Trata-se de um estudo de caráter documental retrospectivo com dados primários, descritivo e exploratório, cujas variáveis estudadas foram: idade de coleta (em dia), recebimento de amostras, emissão de resultados, além do número de coletas, realizadas no ano de 2015, correspondendo a cobertura municipal do mesmo ano. Os resultados demonstraram que foram feitos 149 testes de triagem, com uma cobertura populacional inferior a 35%, no município de Lagoa Seca-PB. Apenas 27,08 % das amostras foram coletadas na idade recomendada, até 7 dias de vida; a maioria realizou o teste de triagem entre 8 e 30 dias de vida (68,75 %). A mediana da idade na coleta do teste foi de 11 di as. Conclui- se que é necessário o planejamento de estratégias que agilizem todas as etapas do programa para que o diagnóstico e o início do tratamento ocorram em torno de 30 dias de vida, pois esse período comtempla todas as patologias triadas, e o início do tratamento tardio pode levar ao comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor e retardo mental. Além de, tornar obrigatório a notificação de todos os exames realizados por laboratórios privados e em consolidação com os exames realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Descrição: MUNIZ, R. F. B. Triagem neonatal: Avaliação do Programa no município de Lagoa Seca-PB, no ano de 2015. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11490
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronnyelly Francisco Barbosa Muniz.pdfPDF - Ronnyelly Francisco Barbosa Muniz1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.