Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11491
Título: Rastreamento coproparasitológico em crianças de uma creche pública na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Soares, Caio Víctor Dantas
Palavras-chave: Parasitose intestinal
Enteroparasitoses
Saúde infantil
Saúde pública
Data do documento: 2-Set-2016
Resumo: As parasitoses intestinais apresentam-se como um dos mais frequentes agravos em saúde pública. As enteroparasitoses afetam principalmente as crianças, devido às más condições de higiene pessoal e por estas não apresentarem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, o que resulta em desnutrição e redução da capacidade cognitiva. Devido a isso, o presente trabalho realizou um rastreamento coproparasitológico em crianças de uma creche pública na cidade de Campina Grande-PB, a fim de identificar a presença de possíveis enteroparasitas nestes indivíduos. As amostras biológicas foram analisadas através dos métodos parasitológicos de Hoffman, Pons e Janer, Graham modificado, Kato-Katz e Rugai, Mattos e Brisola. A prevalência de parasitoses intestinais foi de 52,3%, sendo mais evidentes os casos de parasitoses causados pelos protozoários Giardia lamblia (25%), Endolimax nana (15,9%) e Entamoeba coli (13,6%). Também foram encontrados os helmintos Enterobius vermicularis (4,5%) e Ascaris lumbricoides (2,3%). A taxa de poliparasitados foi de 17,4%. As associações parasitárias mais frequentes foram Entamoeba coli e Endolimax nana (8,7%), Giardia lamblia e Enterobius vermicularis (4,3%), Endolimax nana e Enterobius vermicularis (4,3%). A faixa etária foi formada por crianças de 2 a 5 anos e o gênero mais acometido foi o masculino (60,9%). Desta maneira, sugere-se que sejam realizadas análises periódicas nas crianças e nos profissionais que lidam diretamente com elas, com o intuito de identificar e tratar precocemente os infectados, impedindo assim a disseminação da doença neste ambiente que, além de ser de uso coletivo, é um ambiente fechado.
Descrição: SOARES, C. V. D. Rastreamento coproparasitológico em crianças de uma creche pública na cidade de Campina Grande – PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11491
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Víctor Dantas Soares.pdfPDF - Caio Víctor Dantas Soares1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.