Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11493
Título: Avaliação in vitro do potencial antimicrobiano e toxidez do óleo essencial da Schinus terebinthifolius Raddi
Autor(es): Silva, Larissa Rodrigues Apolinário da
Palavras-chave: Plantas medicinais
Ação antimicrobiana
Candida albicans
Data do documento: 9-Set-2015
Resumo: A pesquisa de materiais vegetais com ação antimicrobiana representa uma alternativa promissora no combate a patógenos orais, em razão do surgimento de espécies multirresistentes a drogas sintéticas. A Schinus terebinthifolius Raddi destaca-se em função das propriedades terapêuticas e uso crescente na medicina popular. Estudos das suas propriedades biológicas são necessários para validar a sua eficácia e segurança do uso clínico. O presente estudo avaliou a atividade antimicrobiana in vitro da Schinus terebinthifolius Raddi frente a cepas padrão, sua toxidez e perfil fitoquímico. O potencial antimicrobiano do óleo essencial dos frutos verdes da S. terebinthifolius foi avaliado por meio da microdiluição em caldo, com determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), frente as cepas bacterianas: Staphylococcus aureus ATCC 6538, Escherichia coli ATCC 11775 e Salmonella enteritidis ATCC 13076, e a levedura Candida albicans ATCC 10231. A toxidez do óleo essencial foi analisada pelo método da hemólise. A análise fitoquímica foi realizada por Cromatografia Gasosa com Espectrometria de Massa (CG-EM). O óleo essencial apresentou moderado potencial antifúngico frente à Candida albicans (CIM = 1 mg/mL), e nenhuma atividade contra as cepas bacterianas, até a concentração de 2 mg/mL. O óleo essencial da S. terebinthifolius não apresentou ação hemolítica até a concentração de 8 mg/mL. Nas amostras mais concentradas, a partir de 16 mg/mL, foi observada a hemólise das células, sendo considerado um risco tóxico para a membrana das hemácias. A CG-EM identificou a predominância de terpenos, dos tipos alfa e beta-felandreno. O óleo essencial da S. terebinthifolius apresenta potencial antifúngico para a C. albicans, sendo inócuo para as hemácias até a concentração de 8 mg/mL. Estes achados impulsionam a realização de outros métodos pré-clínicos, a fim de se verificar sua eficácia na candidose oral.
Descrição: SILVA, L. R. A. da. Avaliação in vitro do potencial antimicrobiano e toxidez do óleo essencial da Schinus terebinthifolius Raddi. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11493
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Rodrigues Apolinário da Silva.pdfPDF - Larissa Rodrigues Apolinário da Silva842.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.