Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11497
Título: Cisto odontogênico botrioide de grandes proporções: Relato de caso
Autor(es): Almeida, Wagner Monteiro de
Palavras-chave: Cisto odontogênico botrioide
Cisto periodontal
Mandíbula
Cirurgia bucal
Data do documento: 24-Set-2015
Resumo: O cisto odontogênico botrioide (COB) é uma variante rara do cisto periodontal lateral, correspondendo a apenas 0,5% de todos os cistos odontogênicos. É usualmente diagnosticado em adultos entre a 5ª e a 7ª décadas de vida, com uma discreta predileção pelo sexo masculino. Em comparação com os cistos periodontais laterais, os COBs exibem um maior potencial de crescimento e, em alguns casos, podem atingir grandes proporções e determinar expansão e rompimento de corticais ósseas. Casos de recorrência são relatados e têm sido associados à sua natureza policística. Este trabalho relata um caso de COB de grandes proporções localizado em mandíbula e realiza uma revisão de 70 casos desta lesão descritos na literatura, enfatizando seus aspectos clínico-patológicos e modalidades terapêuticas. Paciente do sexo feminino, 55 anos, procurou o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco- maxilo-facial do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em virtude de um aumento de volume doloroso em mandíbula. Durante a anamnese, a paciente apresentou um laudo histopatológico com o diagnóstico de COB, decorrente de uma biópsia incisional prévia na região. Ao exame físico intraoral, foi observada uma extensa tumefação, recoberta por mucosa íntegra, que se estendia da região do dente 36 ao dente 45 e provocava apagamento do sulco vestibular. Ao exame tomográfico, observou-se uma lesão hipodensa, multilocular, que determinava expansão e rompimento de corticais vestibular e lingual, além de comprometimento da porção basilar da mandíbula, na região de sínfise e corpo mandibular. Dessa forma, foi realizada a ressecção parcial mandibular com colocação de placa de reconstrução do sistema 2.4 locking por acesso intraoral vestibular mandibular. Ao exame histopatológico da peça cirúrgica confirmou-se o diagnóstico de COB. Após 18 meses de proservação, não foram identificados sinais clínicos ou radiográficos de recidiva da lesão. A paciente permanece em acompanhamento à espera de nova intervenção cirúrgica com vistas à recuperação das suas funções mastigatórias e estéticas.
Descrição: ALMEIDA, W. M. de. Cisto odontogênico botrioide de grandes proporções: Relato de caso. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11497
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Monteiro de Almeida.pdfPDF - Wagner Monteiro de Almeida2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.