Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11500
Título: Controle interno no setor público: um estudo acerca do cumprimento da NBC T 16.8 nos relatórios de auditoria dos órgãos da administração estadual da Paraíba no ano de 2013.
Autor(es): Melo, Wilton Alexandre de
Palavras-chave: Administração pública
Controle interno contábil
Normas Brasileiras de Contabilidade
Setor público
Contabilidade pública
NBC T 16.8
Data do documento: 4-Mar-2015
Resumo: Nos últimos anos, a Administração Pública vem passando por um processo acentuado de mudanças no tocante principalmente a mecanismos de Controle Interno. Fato este comprovado pela edição das Normas Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, especificamente a NBC T 16.8, que estabelece referenciais para o Controle Interno dentro do setor público. Neste contexto, este trabalho objetivou identificar o nível de evidenciação dos dispositivos contidos na NBC T 16.8 presentes nos relatórios de Auditoria Interna publicados pela Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE/PB) com referência ao exercício de 2013 nos órgãos que compõem a Administração Pública Direta e Indireta Estadual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa classificada de modo que quanto aos objetivos é descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos é bibliográfica, documental e de levantamento e com relação à abordagem do problema tem característica qualitativa. Os dados foram coletados diretamente nos relatórios de Auditoria dos órgãos supracitados divulgados no site da CGE/PB até o mês de outubro de 2014 com referência ao ano base de 2013. A amostra da pesquisa foi formada por 09 órgãos pertencentes à Administração Direta e Indireta estadual da Paraíba, sendo 06 da Administração Indireta e 03 da Administração Direta, escolhidos de modo aleatório e não probabilístico. Como resultado, a pesquisa mostrou que poucos órgãos contemplavam no escopo de seus relatórios o que preceitua a NBC T 16.8, tendo como destaque dentro dos órgãos que compõem a Administração Indireta, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP/PB) que alcançou um percentual de 76,47% de evidenciação ao que determina a respectiva norma e no âmbito da Administração Direta, a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) que teve um resultado positivo de 58,82%. No quadro geral, a Administração Pública estadual paraibana apresentou um nível de evidenciação de apenas 30,07%, o que significa que mesmo a norma tendo obrigatoriedade desde o ano de 2010 de acordo com a resolução CFC n. 1.135/08, a mesma ainda é negligenciada pelos órgãos estatais.
Descrição: MELO, W. A. Controle interno no setor público: um estudo acerca do cumprimento da NBC T 16.8 nos relatórios de auditoria dos órgãos da administração estadual da Paraíba no ano de 2013. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11500
Aparece nas coleções:VI - APC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilton Alexandre de Melo.pdfPDF - Wilton Alexandre de Melo157.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.