Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11502
Título: Um estudo acerca do controle interno financeiro de uma entidade sem fins lucrativos no município de Sertânia - PE.
Autor(es): Nascimento, Ana Maria Alves
Palavras-chave: Controle financeiro
Igrejas evangélicas
Terceiro Setor
Controle interno contábil
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: O controle interno financeiro de uma entidade é uma ferramenta de sustentação e auxilio, a sua correta aplicação implica nos resultados alcançados pela organização, sejam eles, positivos ou não, dependem exclusivamente da forma como a entidade organiza e distribui seus recursos financeiros. Neste sentido, o presente trabalho retrata de forma objetiva alguns conceitos bibliográficos, os quais relevam a importância e eficácia de um eficiente sistema de controle interno financeiro, além de introduzir sua importância no meio de uma entidade sem fins lucrativos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o controle interno financeiro de uma entidade sem fins lucrativos no município de Sertânia – PE, sendo este um setor crescente na economia. Pode-se dizer que o Terceiro Setor vem alcançando um lugar de destaque no cenário econômico mundial e por tamanha razão, destaca-se a relevância de uma pesquisa voltada para o conhecimento e a introdução dos métodos de controle financeiro utilizados por uma entidade sem fins lucrativos. A metodologia deste trabalho aplica-se de forma exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos, estes são estudo de caso e pesquisa bibliográfica. A abordagem é qualitativa, seguindo um embasamento teórico-empírico e um método de análise indutiva. A coleta dos dados foi feita através da aplicação de um questionário por meio de uma entrevista, a qual foi aplicada diretamente pelo entrevistador ao entrevistado. Por fim, conclui-se esta pesquisa com relatos das principais formas de controle interno financeiro, utilizados pela entidade em análise.
Descrição: NASCIMENTO, A. M. A. Um estudo acerca do controle interno financeiro de uma entidade sem fins lucrativos no município de Sertânia - PE. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11502
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Alves Nascimento .pdfPDF - Ana Maria Alves Nascimento73.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.