Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11505
Título: Uma pesquisa quanto ao uso do planejamento tributário pelos contabilistas para as empresas da cidade de Sertânia-PE.
Autor(es): Lopes, Ravena Ferreira
Palavras-chave: Planejamento tributário
Gastos tributários
Profissionais contábeis
Lucro empresarial
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: O planejamento tributário é visto como uma ferramenta de fundamental importância na gestão de uma empresa, tendo em vista o atual cenário em que o país se encontra, onde, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) (2013) existe uma elevada carga tributária. O presente trabalho está relacionado com a elaboração do planejamento tributário das empresas da cidade de Sertânia-PE. Tem como objetivo geral investigar se os contabilistas do citado município estão elaborando o planejamento tributário para suas empresas clientes como forma de minimização dos gastos tributários e maximização dos resultados. Este trabalho utilizou-se do método indutivo, a metodologia quanto aos objetivos foi uma pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos foi feita uma pesquisa de campo para levantamento de dados, através de um questionário e uma pesquisa bibliográfica, onde fundamentou-se diversos conceitos baseados na literatura existente. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa. Concluiu-se, com este estudo, que cinco dos seis contabilistas pesquisados realizam o planejamento tributário para as suas empresas clientes.
Descrição: LOPES, R. F. Uma pesquisa quanto ao uso do planejamento tributário pelos contabilistas para as empresas da cidade de Sertânia-PE. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11505
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ravena Ferreira Lopes.pdfPDF - Ravena Ferreira Lopes53.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.