Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11507
Título: A utilização de indicadores de desempenho como auxílio na gestão de micro e pequenas empresas situadas no centro comercial de Sumé-PB.
Autor(es): Freitas, Lorenna Alves Lima
Palavras-chave: Micro e Pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Indicadores contábeis de desempenho
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas representam cerca de 99% dos 6 milhões de empreendimentos formais existentes no Brasil. São responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e representam 20% do Produto Interno Bruto brasileiro. Estes pequenos negócios encontram-se dentro de um mercado altamente competitivo. Apesar disso, muitos estudos têm constatado que grande parte dessas empresas não possui um sistema de gestão eficaz, fato que é umas das principais causas de mortalidade desse tipo de negócio, logo nos primeiros anos de atuação no mercado. Muitos são os sistemas de gestão desenvolvidos para auxiliarem os gestores na condução do seu negócio. A escolha de indicadores de desempenho surge com essa finalidade. O objetivo deste trabalho foi verificar como micro e pequenas empresas situadas no centro comercial do município de Sumé poderiam utilizar indicadores para mensurar seu desempenho. A pesquisa classifica-se como descritiva, com caráter exploratório, constitui-se em uma pesquisa quantitativa, com o levantamento de dados feito por meio de um questionário de pesquisa. A amostra da pesquisa corresponde a trinta e duas empresas pertencentes aos setores de comércio e serviço do centro comercial do município de Sumé. Os resultados revelaram que, as empresas que participaram da pesquisa, utilizam em média seis dos sete indicadores apresentados no trabalho. Porém não os utilizam para avaliar seu desempenho e não tem conhecimento de como isso poderia ser útil na gestão das mesmas.
Descrição: FREITAS, L. A. L. A utilização de indicadores de desempenho como auxílio na gestão de micro e pequenas empresas situadas no centro comercial de Sumé-PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11507
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorenna Alves Lima Freitas.pdfPDF - Lorenna Alves Lima Freitas16.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.