Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11510
Título: O sobretrabalho e a precarização docente na perspectiva marxista
Autor(es): Oliveira, Rosevânio de Britto
Palavras-chave: Karl Marx
Trabalho
Sobretrabalho
Precarização
Educação
Data do documento: 24-Ago-2016
Resumo: Sabe-se que o trabalho esteve presente nos mais diversos períodos da história no que se refere ao desenvolvimento do ser humano. Este trabalho pode ser abordado sob os mais variados aspectos: a escravidão, a evolução do trabalho, a industrialização, o assalariamento, o sindicalismo, a precarização, entre outros. Os problemas que se refere à precarização do trabalho não são de hoje e o seu crescimento acentuou-se nos últimos tempos. No que se refere ao trabalho docente, encontramos professores exercendo várias funções para corresponder exigências que vão além de sua formação ou área específica. Muitas vezes, nos perguntamos se de fato as nossas universidades estão pensando sobre a formação dos futuros profissionais da educação, e que na graduação muitas são as discussões referentes a esta temática. Percebemos, no entanto, que no decorrer dessa formação, se faz necessário a cada dia procurar crescer em conhecimentos referentes à área e tudo aquilo que a compõe. Com isso, faz necessário perguntarmos como identificar este sobretrabalho e como essa precarização chega ao âmbito escolar influenciando o trabalho do professor. Para ajudar nessa reflexão, tomaremos o pensamento de Karl Marx (1818-1883), bem como, de alguns de seus principais pesquisadores, a saber: Ivo Tonet, Sérgio Lessa, Ricardo Antunes, Fernando Magalhães, dentre outros. Este trabalho se divide em três partes e tem por objetivo geral refletir acerca da categoria de sobretrabalho e a precarização docente na perspectiva marxista. Para isso, temos por objetivos específicos: a) apresentar de forma breve os aspectos históricos e biográficos de Karl Marx destacando também suas obras, sejam as escritas individualmente, seja em parceria com seu amigo Engels; b) dimensionar a condição a que o homem foi submetido no correspondente ao trabalho, apresentando um breve panorama do processo de trabalho ao longo da história, especialmente, dos pré-históricos ao período moderno. E por fim, c) apresentar o pensamento de Karl Marx referente à categoria trabalho e aquilo que se denominou como sobretrabalho, bem como o processo de precarização do trabalho. No mais, a temática aqui abordada é de grande importância, pois a reflexão da categoria trabalho perpassa desde os primórdios da sociedade primitiva até o chão da fábrica e suas repercussões na educação.
Descrição: (Especialização em Filosofia da Educação. O sobretrabalho e a precarização docente na perspectiva marxista) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11510
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ROSEVÂNIO DE BRITTO OLIVEIRA.pdf374.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.