Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11526
Título: O perfil e a percepção dos alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual José Soares de Carvalho sobre o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Nascimento, Ana Lenita Pereira do
Palavras-chave: Língua Portuguesa - Ensino
Metodologia do Ensino l
Formação do Aluno
Data do documento: 2013
Resumo: Os estudos atuais sobre o ensino de língua portuguesa apontam as dificuldades e trazem propostas. São elementos teóricos que embasam a visão de mundo dos licenciando em Letras. Mas na prática, o que pensam aqueles que vivem a escola básica: alunos e professores das escolas públicas? Enquanto licencianda do Curso de Letras e bolsista do Subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID/UEPB/CH resolvemos discutir a visão dos alunos. Surgiram então, alguns questionamentos: quem são os alunos de língua portuguesa da Escola José Soares de Carvalho? Como esses alunos vêem o ensino de língua portuguesa na sua escola? Com o objetivo de discutir a temática, realizamos uma pesquisa de campo, qualitativa para levantar dados sobre os alunos e ensino de língua portuguesa na E. E. E. F. M José Soares de Carvalho – Guarabira/PB. Como suporte teórico nós utilizamos alguns pressupostos de Irandé (2003), Geraldi (2002), MATTOS (2003), POSSENTI (1999), ANTUNES (2010) e outros. Chegamos à conclusão que: os alunos da Escola José Soares de Carvalho, apesar das dificuldades pessoais e das dificuldades oriundas do ensino público, apresentamos, sobre o ensino de Língua Portuguesa, uma visão que oscila entre o pessimismo e otimismo, a crença de que o ensino de língua materna pode melhorar, metodologicamente, e que pode melhorar suas relações com o mundo.
Descrição: NASCIMENTO, A. L. P. do. O perfil e a percepção dos alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual José Soares de Carvalho sobre o ensino de língua portuguesa. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11526
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lenita Pereira do Nascimento.pdfAna Lenita Pereira do Nascimento1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.