Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11528
Título: A leitura literária: por uma formação de leitores nas séries iniciais
Autor(es): Sena, Hosana Jerônimo de
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Prática de Ensino
Data do documento: 2013
Resumo: Por tratar-se de uma prática social, a leitura tem sido um importante objeto de estudo de muitas pesquisas, em especial, a leitura literária enquanto espaço significativo de aprendizagens e deleite. Considerando essas premissas, debateremos, neste artigo, questões sobre a leitura literária, o espaço e tratamento oferecidos pela escola, com ênfase nos recursos e práticas de ensino que legitimam sua importância. Por vivermos em uma sociedade em que há déficits de leitura expressivos, deparamo-nos com a necessidade de (re)pensarmos as propostas de ensino a fim de atrair os alunos para se voltarem à leitura literária, objeto de estudo deste trabalho. As considerações teórico-metodológicas estão amparadas em Lajolo (2008) e Baldi (2009), entre outros autores, que de maneira pertinente apresentam estratégias que possam mudar a forma como a leitura literária é tratada, indicandonos a importância da mesma no cotidiano escolar. A partir das observações e intervenções realizadas em duas turmas, terceiro e quarto ano do ensino fundamental, pertencente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvio Porto, situada na cidade de Pilõezinhos/PB, investigaremos a atenção destinada, pelos alunos e professores, à leitura literária; posteriormente, descrevemos as atividades elaboradas a fim de apresentar possíveis encaminhamentos para o desenvolvimento de um sujeito leitor crítico, mediante o envolvimento com o universo da leitura literária.
Descrição: SENA, H. J. de. A leitura literária: por uma formação de leitores nas séries iniciais. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11528
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana Jerônimo de Sena.pdfHosana Jerônimo de Sena151.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.