Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adriana Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-18T20:07:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-18T20:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11537 | - |
dc.description | SILVA, A. R. da. A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a leitura e a escrita dos educandos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa, situada na zona rural do município de Pedro Régis – PB. O presente estudo tem como base o aporte teórico defendido por Cagliari (2009), Marques de Melo (1986), Martins (1994), Kleiman (2008), Rojo (2009), Antunes (2003) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada através de questionários que visavam, principalmente, coletar dados que pudessem ser o mais claro possível, para que assim mostrassem os motivos pelos quais os educandos da escola acima citada ainda apresentam déficit no ensino-aprendizagem mesmo estando no 8º ano. Partindo desse pressuposto, optamos por fazer questionários, para que pudéssemos ter mais clareza das respostas e assim poder desenvolver com mais objetividade nossa monografia. Portanto, buscamos informações com 17(dezessete) alunos do 8º ano do ensino fundamental, 04 (quatro) professores e 04(quatro) pais. Ao longo dessa pesquisa foi possível notar diferentes posicionamentos, nos quais pudemos identificar as dificuldades de leitura, escrita, compreensão e interpretação das perguntas do questionário da pesquisa. A análise dos resultados objetivou entender os motivos que levam os alunos a não desenvolverem o gosto pela leitura e pela escrita na Escola pesquisada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana Ramos da Silva.pdf | Adriana Ramos da Silva | 891 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.