Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11548
Título: Ética e educação: da subjetividade á prática a partir da obra "Sobre a pedagogia" de Immanuel Kant
Autor(es): Pereira, Davi Gadelha
Palavras-chave: Kant
Ética
Moral
Educação
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: O processo de assimilação repetitiva tende a eliminar a autonomia do sujeito e sua possibilidade de auto-criação e/ou autoconstrução. Partimos, pois, desse pressuposto para analisar, nesse projeto, a ética enquanto elemento determinante e norteador do ser social em seu contínuo processo de construção de si à luz da proposta kantiana apresentada, especificamente, em sua obra Sobre Pedagogia. De maneira que, o presente trabalho, procurou investigar as bases ontológicas que fundamentam a ética na filosofia de Kant (1724-1804), e, por conseguinte, canalizar as alternativas deste teórico que, perpassaram os fundamentos subjetivos, até chegar às dimensões objetivas de sua ética voltada para a prática educativa. As conclusões filosóficas de Kant nos propõem uma educação pautada sobre a conscientização dos sujeitos diante das definições de valor. Para tanto, o método bibliográfico de pesquisa foi embasado não apenas na obra supracitada, mas ainda em outros diversos escritos do filósofo e de comentadores de suas obras, indispensáveis para a formação mínima de um conhecimento prévio exigido da filosofia kantiana para que haja um entendimento suficiente do presente texto. Não há dúvidas da importância de se ter um trabalho, inscrito entre as demais pesquisas do curso nascente, voltado para a educação, com um olhar sobre o pensamento de um ícone de tamanha relevância na história da filosofia, o qual deixou um legado eclético e ainda pouco explorado no âmbito das discussões pedagógicas. Pois, apesar de Kant ser um filósofo clássico bastante comentado, poucos trabalhos foram dedicados, até o momento, a discorrer especialmente sobre suas ideias que tratam da educação, as quais estão estritamente ligadas à sua filosofia ética, sua teoria teleológica e as concretizações de suas aspirações cosmopolitas.
Descrição: Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: Ética e educação: da subjetividade à prática a partir da obra "Sobre a pedagogia" de Immanuel Kant) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11548
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - DAVI GADELHA PEREIRA.pdf11.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.