Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11549
Título: Filosofia da educação e suas relações com o ensino e com a formação do homem
Autor(es): Avelino, Daniel de Lima
Palavras-chave: Controle social
Filosofia da educação
Ensino formal
Critica educacional
Data do documento: 25-Ago-2016
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar partes da trajetória da educação no decorrer do tempo, abordando de início a finalidade da escola em cada época e como eram vistas as crianças, que são à quem é destinada a educação básica atualmente, assim, vendo como eram estipuladas os currículos educacionais para cada faixa etária e sua especificidade. No decorrer do trabalho trilhamos caminho para a finalidade e funcionalidade da educação filosófica, ou seja, tenderemos a abordar a filosofa em todo esse contexto educacional. Para tal trabalho foram realizadas pesquisas acerca dos processos educacionais fazendo uso de obras e artigos que versassem entre o ensino educacional, currículo e filosofia. A educação escolar por muito tempo não teve os objetivos que encontramos na sociedade atual, sua finalidade era unicamente ensinar a ler e escrever na maioria das vezes não importando se eram crianças, adolescente ou adulto, o que era oferecido era para todos de um único modo. Com o passar do tempo percebe-se a necessidade de divisão do alunado para a facilitação do aprendizado geral, tornado assim mais fácil adquirir e efetivar uma escola que realmente visasse o aprendizado concreto. Porém essa modificação educacional surge na intenção de qualificar a sociedade para o trabalho, já que para manusear máquinas operárias seria necessário algum tipo de qualificação. Diante de tão drástica mudança educacional que sai do aprender a ler e escrever para o aprender a trabalhar não vemos na escola uma disciplina que ensine a pensar o mundo como ele é, o que se tem é apenas o aprendizado necessário ao trabalho. Todavia, na educação atual encontramos a Filosofia que vem com o intuito de apresentar a realidade da forma como é realmente aos alunos que irão ao mercado de trabalho. Assim analisaremos qual é realmente o poder da Filosofia da educação dentro dos parâmetros do ensino formal.
Descrição: Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: Filosofia da educação e suas relações com o ensino e com a formação do homem ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11549
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIEL DE LIMA AVELINO.pdf15.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.