Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11552
Título: Amplificação do gene da proteína do envelope do vírus da dengue através da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR)
Autor(es): Guimarães, Beatriz Dantas
Palavras-chave: Reação em Cadeia da Polimerase - PCR
Dengue
Gene E
DENV
Data do documento: 28-Set-2016
Resumo: A reação em cadeia da polimerase (PCR) tem como sua maior aplicação a possibilidade de amplificar um segmento de DNA, produzindo milhões de cópias do segmento selecionado. A clonagem gênica tem objetivo de introduzir um gene selecionado dentro de bactérias idênticas entre si, e essa técnica requer a presença de um vetor de clonagem capaz de amplificar um fragmento de DNA neles clonados. O gene E do vírus da dengue (DENV) é o mais utilizado para estudos moleculares devido à importância da proteína E. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer técnicas de amplificação do gene E do DENV-2 e DENV-4. A molécula de DNA foi obtida da FIOCRUZ em Recife; os primers foram selecionados de modo a englobar o gene E. A separação dos fragmentos foi feita por eletroforese em gel de agarose. A amplificação por PCR foi satisfatoriamente estabelecida para o gene E. Uma vez determinadas, estas técnicas são imprescindíveis nas etapas de obtenção de DNA recombinante no processo de clonagem e expressão da proteína E da dengue.
Descrição: GUIMARÃES, B. D. Amplificação do gene da proteína do envelope do vírus da dengue através da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11552
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Dantas Guimarães.pdfPDF - Beatriz Dantas Guimarães2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.