Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11555
Título: A dinâmica de forrageio de Constrictotermes cyphergaster (BLLATODEA: TERMITIDAE) difere entre colônias pertencentes a ninhos de variados tamanhos?
Autor(es): Soares, Rebeca Kianny de Lucena
Palavras-chave: Ecologia alimentar
Cupins
Dinâmica de forrageio
Caatinga
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: O comportamento alimentar é um importante fator para a evolução da socialidade nos cupins, pois elementos ecológicos da biologia desses indivíduos estão diretamente relacionados aos recursos disponíveis no ambiente. Entre os fatores que determinam a importância funcional de uma espécie de cupim está a sua ecologia nutricional, comportamentos de forrageamento e construção de ninhos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a dinâmica de forrageio e o tamanho dos ninhos de Constrictotermes cyphergaster em área de caatinga, cuja hipótese foi que o volume do ninho influencia na dinâmica de forrageio desses cupins. O estudo foi conduzido na RPPN Fazenda Almas, em São José dos Cordeiros, PB. Populações de 15 ninhos de diferentes e ascendentes volumes (6, 12, 18, 24 e 30L) foram selecionadas para monitoramento das suas atividades de forrageamento. Foi observado por oito dias consecutivos a frequência e o tempo de forrageio de cada população, além de área e recursos explorados pelos cupins. Apenas a área explorada pelos cupins variou significativamente de acordo com o aumento do volume de ninhos (p=0,007295). Ninhos com volumes inferiores a 12 L exploraram áreas maiores em relação aos com volume superior a 18 L, sugerindo que os indivíduos pertencentes aos ninhos maiores tenham desenvolvido estratégias para otimizar o forrageio, talvez devido a maturidade da colônia e maiores necessidades energéticas. Contudo, estudos a posteriori, que avaliem as estratégias de forrageio e a relação de custo benefício, principalmente na busca por substratos ricos em N, além da relação desta atividade com a composição das colônias de C. cyphergaster são necessários afim de tornar mais claro aspectos do comportamento alimentar desses indivíduos.
Descrição: SOARES, R. K. de L. A dinâmica de forrageio de Constrictotermes cyphergaster (BLLATODEA: TERMITIDAE) difere entre colônias pertencentes a ninhos de variados tamanhos? 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11555
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Kianny de Lucena Soares.pdfPDF - Rebeca Kianny de Lucena Soares714.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.