Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11557
Título: Análise das atividades experimentais nos livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de reações químicas
Autor(es): Nobelino, Thaylly Bertusse Mendes
Palavras-chave: Reações químicas
Atividades experimentais
Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Data do documento: 24-Ago-2016
Resumo: Os Livros Didáticos possuem uma grande atuação nas instituições escolares, sendo o recurso mais utilizado para auxiliar os professores. Por esse motivo, ele deve ser selecionado de maneira criteriosa, examinando diversos critérios importantes para se promover uma escolha consciente. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, buscando diagnosticar qual o tipo de abordagem que ela apresenta e verificando se apresenta uma função pedagógica conforme tem sido apontada pelas pesquisas no Ensino de Química no Brasil. A experimentação atua como um recurso didático potencializador, que poderá contribuir na aprendizagem dos estudantes no decorrer do processo de construção dos conceitos científicos a partir da observação dos diversos fenômenos que são estudados na Química, sendo necessário que o professor possa trabalhar com a experimentação dentro de uma perspectiva construtivista, investigativa e problematizadora. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2015 apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de reações químicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali- quantitativa, onde buscou-se analisar os capítulos dos livros didáticos a partir dos critérios estabelecidos por Santos (2006), Nunes e Ferreira (2010)e Silva et. al (2012), que ajudaram a identificar a quantidade de experimentos presentes no capítulo analisado, as abordagens utilizadas e outras características importantes que deve apresentar um bom roteiro experimental. Os resultados revelam que todas as obras apresentam roteiros experimentais para o conteúdo analisado dentro de uma abordagem construtivista. No entanto, apenas o LQ3- Química Cidadã foi o mais bem avaliado quanto à presença de critérios importantes que um roteiro experimental deve conter, além de apresentar o roteiro experimental dentro de uma abordagem construtivista, problematizadora e investigativa.
Descrição: NOBELINO, T. B. M. Análise das atividades experimentais nos livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de reações químicas. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11557
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaylly Bertusse Mendes Nobelino.pdfPDF - Thaylly Bertusse Mendes Nobelino1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.