Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11559
Título: Avaliação de síndromes dolorosas miofasciais em trabalhadores de um banco na cidade de Queimadas – PB
Autor(es): Araújo, Taynar Jackeline Lima de
Palavras-chave: Bancários
Síndrome Dolorosa Miofascial
Dor osteomuscular
Saúde do trabalhador
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Os trabalhadores que passam a maior parte do dia realizando trabalho que exijam esforço físico e a repetitividade de movimentos, estão sujeitos a desenvolverem certa sobrecarga da musculatura, diminuindo seu rendimento. Como é o caso dos trabalhadores bancários onde ocorre sobrecarga da musculatura. A prática do trabalho bancário exige a repetitividade de tarefas, trabalho estático, sendo considerado um trabalho desgastante e tenso. A partir disso o presente estudo objetivou-se em Avaliar a Presença de Síndrome Dolorosa Miofascial em trabalhadores de uma instituição bancária na cidade de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter descritivo e quantitativo. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário sociodemográfico, queixas osteomusculares serão avaliadas através do diagrama de Corlett. Serão utilizados quatro critérios considerados maiores para a avaliação da Síndrome Dolorosa Miofascial, diagrama de Causa e Efeito com as seguintes variáveis: condições ambientais, condições técnicas, condições organizacionais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (CEP/UEPB) sob o parecer de número 55949516.5.0000.5187. A amostra final incluiu nove trabalhadores bancários, observou-se a ocorrência de trabalhadores com idade média de 41,44 ± 9,83anos, peso de 87,44 ± 29,99 Kg, altura média de 1,73 ± 0,16 m. De acordo com o diagrama de Corlett foi verificado uma diferença estatística significante entre a média do tronco com relação ao lado esquerdo (p<0,005) e final incluiu nove trabalhadores bancários, observou-se a ocorrência de direito do corpo (p<0,5). Com relação às queixas musculoesqueléticas relativas aos trinta dias e ao último ano, não foram encontradas diferenças significativas em relação à distribuição da frequência das queixas (X²= 0,92; Pns). Conclui-se que as queixas de dor evidenciaram-se no tronco, e o desconforto apresentado dos últimos trinta dias são os mesmos do último ano, conjectura-se a evidência de uma cronicidade das queixas musculoesqueléticas, resultantes da prática profissional.
Descrição: ARAÚJO, T. J. L. de. Avaliação de síndromes dolorosas miofasciais em trabalhadores de um banco na cidade de Queimadas-PB. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11559
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynar Jackeline Lima de Araújo.pdfPDF - Taynar Jackeline Lima de Araújo1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.