Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11562
Título: Arborização escolar: Percepção dos alunos de escolas pública de ensino fundamental Boqueirão – PB
Autor(es): Melo, Patrícia Silva de
Palavras-chave: Educação ambiental
Arborização
Percepção ambiental
Meio ambiente
Data do documento: 13-Set-2016
Resumo: No contexto da crise ambiental em que se encontra o mundo hoje é preciso buscar meios e formas de sensibilizar pessoas e realizar ações que amenizem esses problemas ambientais. Projetos de Educação Ambiental são desenvolvidos em vários campos da aprendizagem, por exemplo, a produção de mudas junto à arborização em escolas servindo para sensibilizar o corpo discente e ajudando na melhoria do meio ambiente degradado. O objetivo desse trabalho foi produzir e doar mudas sensibilizando os alunos para reparação da perda da qualidade ambiental que é também provocada por ações humanas assim como realizar a arborização escolar. E ainda trabalhar os benefícios que as plantas proporcionam a sociedade e ao meio ambiente. A pesquisa realizada se caracteriza como um relato de experiência pesquisa ação e foi realizada em turmas de ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Boqueirão-Pb: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Braz do Rêgo; Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino Barbosa Camelo. Na primeira o desenvolvimento do projeto durou de 28 de abril ate 14 de junho do ano de 2015. Na segunda escola o projeto foi realizado no período de 01 de abril ate 13 de maio do ano de 2016. Foram realizadas palestras, aulas de campo, doação de mudas e a pratica da produção de mudas no contexto escolar. Para isso foi-se necessário o uso de recurso áudio visual, pincel para quadro branco, quadro branco, apagador, cartolinas, outros materiais didáticos e as mudas disponibilizadas do viveiro da Associação de Proteção Ambiental Oito Verde localizado na Cidade de Boqueirão-Pb, situada no terreno no DNOSC. As palestras ministradas deram suporte teórico para realização do projeto e as aulas de campo e pratica dando aporte na compreensão dos assuntos abordados Um método eficaz já que se percebe uma mudança de pensamento e uma vontade de lutar pelas causas apontadas por parte dos alunos participantes. Além disso, a arborização realizada ajuda de diversas formas o meio ambiente.
Descrição: MELO, P. S. de. Arborização escolar: Percepção dos alunos de escolas pública de ensino fundamental Boqueirão – PB. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11562
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Silva e Melo.pdfPDF - Patrícia Silva e Melo12.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.