Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11563
Título: Formação em educação ambiental aplicada a líderes comunitários que atuam em Juazeirinho – PB para gestão de resíduos sólidos
Autor(es): Gomes, Rosilene de Barros
Palavras-chave: Sustentabilidade
Líderes comunitários
Resíduos sólidos
Educação ambiental
Data do documento: 25-Ago-2016
Resumo: A falta de gestão dos resíduos sólidos nos diferentes municípios brasileiros vem contribuindo de forma efetiva para a crise ambiental, cujas consequências afetam a saúde humana e ambiental. Reverter este cenário constitui um desafio que deve ser enfrentado por geradores e gestores públicos em todo pais, requerendo formação em Educação Ambiental. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as estratégias aplicadas para a formação de líderes comunitários que atuam em Juazeirinho-PB, visando contribuir para implantação da gestão integrada de resíduos sólidos no município. O trabalho realizado de fevereiro de 2015 a julho de 2016 retratou uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, envolvendo 57 líderes comunitários. Os dados foram coletados em três etapas. As 1ª e 2ª etapas consistiram do processo de formação e sensibilização aplicado através do curso de Educação Ambiental Para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Juazeirinho – PB. A 3ª e última etapa, compreendeu a realização do seminário “Discutindo o meio ambiente de Juazeirinho”. Nesta etapa foi possível identificar os principais impactos positivos provocados pelo processo de formação. As estratégias em Educação Ambiental aplicadas para diferentes atores sociais favoreceram a mudança de percepção ambiental, a compreensão do conceito de resíduos sólidos, diferenciando-os de lixo. Permitiram também o entendimento dos problemas ambientais que demandam solução, dentre os quais, aqueles relativos à falta de gestão de resíduos sólidos, estimularam atitudes individuais voltadas à separação dos resíduos sólidos na fonte geradora e o reconhecimento do papel desempenhando pelos catadores de materiais recicláveis no contexto socioambiental. Portanto, a formação em Educação Ambiental mostrou-se fundamental para provocar a militância na causa ambiental e promover a difusão do conhecimento sobre a temática em foco, através dos gestores públicos e líderes comunitários locais. É necessário, porém, que os gestores públicos municipais continuem investindo na formação em Educação Ambiental de diferentes líderes comunitários, de modo, a motivar a articulação entre o poder público e a sociedade em defesa de um município sustentável. Desse modo, será possível seguir o caminho da Educação Ambiental, com o desejo de ter o maior número possível de pessoas comprometido com a causa ambiental.
Descrição: GOMES, R. de B. Formação em educação ambiental aplicada a líderes comunitários que atuam em Juazeirinho – PB para gestão de resíduos sólidos. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11563
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilene Barros Gomes.pdfPDF - Rosilene Barros Gomes1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.