Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11565
Título: A leitura dos discursos apresentados nos anúncios publicitários para o público infantil da Revista Recreio.
Autor(es): Melo, Ildêize Lindacy da Silva
Palavras-chave: Análise do discurso
Anúncio publicitário
Público infantil
Gênero propaganda
Data do documento: 31-Ago-2015
Resumo: È inegável que na sociedade atual o texto publicitário está cada vez mais presente, produzindo efeitos de sentidos inusitados e com extraordinário poder de persuasão. Diante disso, este trabalho teve como objetivos: a) analisar o discurso de anúncios publicitários direcionados ao público infantil, compreendendo quais são as estratégias utilizadas na produção desse tipo de anúncio e b) observar as leituras que os alunos fazem dos discursos apresentados em tais anúncios. Para isso, adotamos uma concepção de leitura baseada nas contribuições da Análise do Discurso de linha francesa seguindo os estudos de Orlandi (2007, 2008a, 2008b) e Fernandes (2005), entre outros. Ainda consideramos as contribuições de teóricos como Vestergaard e Shoreder (1988), Carvalho (2014) e Oliveira (2011), a respeito da publicidade em geral e especificamente a que é dirigida ao público infantil. Assim, investigamos os discursos infantis apresentados nos anúncios publicitários veiculados em 13 edições da Revista Recreio e a leitura realizada pelos alunos de uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, para isso propomos uma sequencia didática aplicada em 10 aulas. Portanto, iniciamos com uma pesquisa documental, selecionando o gênero anúncio publicitário e, em seguida, passamos para a pesquisa-ação, com o intuito de analisar as leituras feitas pelos alunos diante dos discursos propagados nos anúncios. A análise dos anúncios permitiu perceber a forma como o discurso publicitário é proposto à criança: dialogando com ela, interagindo, envolvendo-a em suas estratégias, transmitindo valores sociais e estilos de vida. Percebemos também que para seduzir o público infantil esse tipo de anúncio cria uma inter-relação entre produto e diversão, utilizando textos curtos e muitas imagens, além de dialogar não só com a criança, mas também com o adulto, que é quem de fato é o finalizador da compra. Durante as aulas, percebemos que é de suma importância o trabalho com uma prática de leitura capaz de despertar nos alunos um maior interesse pelas aulas, conduzindo-os a um posicionamento crítico em relação ao que é propagado no discurso publicitário.
Descrição: MELO, I. L. S. A leitura dos discursos apresentados nos anúncios publicitários para o público infantil da Revista Recreio. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11565
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ildêize Lindacy da Silva Melo.pdfPDF - Ildêize Lindacy da Silva Melo110.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.