Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11567
Título: Um estudo sobre a aplicação da Demonstração de Valor Adicionado (DVA) a uma entidade pública.
Autor(es): Silva, Marciel Alves da
Palavras-chave: Contabilidade pública
Gestão pública
Demonstração de Valor Adicionado (DVA)
Data do documento: 13-Set-2013
Resumo: O presente trabalho buscou analisar as informações geradas pela (DVA) Demonstração de Valor Adicionado DVA quando aplicada a um ente público, num estudo de caso na (Prefeitura Municipal de São João do Tigre-PB) no exercício de 2010, a fim de perceber a importância da DVA para auxilio na tomada de decisão dos gestores. Construiu-se um arcabouço teórico acerca do processo de convergência das normas internacionais nas quais estas buscam padronização das informações e procedimentos contábeis junto no âmbito da Contabilidade Pública, englobando a Gestão Pública, Nova Contabilidade Pública, Controle Social e as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Percebeu-se então através da aplicação de uma estrutura da DVA adaptada conceitualmente à entidade pública, que a mesma pode ser usada como ferramenta gerencial trazendo informações relevantes ao gestor quando utilizada como índice de avaliação de desempenho na geração de riqueza, e índice de desempenho social na distribuição da riqueza gerada, com a remuneração do trabalho (folha de pagamento, pessoal e encargos sociais), do Governo Imp. Federais e contribuições, e (INSS).
Descrição: SILVA, M. A. Um estudo sobre a aplicação da Demonstração de Valor Adicionado (DVA) a uma entidade pública. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11567
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marciel Alves da Silva.pdfPDF - Marciel Alves da Silva16.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.