Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11570
Título: O neoliberalismo e seus tentáculos na educação brasileira atual: análise do documento "Pátria Educadora"
Autor(es): Silveira, Regina Paula Silva da
Palavras-chave: Neoliberalismo
Educação
Educação Pública
Pátria Educadora
Data do documento: 2-Set-2016
Resumo: Nesse trabalho, analisamos as influências do neoliberalismo na educação brasileira através da análise do documento “Pátria Educadora: a Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional” que foi desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e lançado em 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff e tinha como proposta se tornar mais uma das diretrizes da educação nacional. Nossa análise mostra que esse documento, por ser baseado na corrente neoliberal é uma tentativa de desmantelamento da educação pública e da carreira docente no país. Para compreendermos melhor os problemas que esse tipo de educação pode trazer estabelecemos um diálogo com Perry Anderson e suas reflexões sobre neoliberalismo, suas origens e os problemas que traz para a sociedade e com István Mézáros e Gaudêncio Frigotto para pensarmos sobre os malefícios desse sistema para a educação. Encontramos na proposta de Theodor Adorno de uma educação emancipadora uma alternativa para esse caminho que nossa educação está seguindo.
Descrição: Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: O neoliberalismo e seus tentáculos na educação brasileira atual: análise do documento "Pátria Educadora" ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11570
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Regina Paula Silva .pdf405.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.