Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11571
Título: | Reflexões sobre a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt |
Autor(es): | Siqueira, Izaquiel Arruda |
Palavras-chave: | Biografia Crise na Educação Natalidade Vita Activa |
Data do documento: | 9-Ago-2016 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico se apresenta como uma proposta de compreensão do pensamento de Hannah Arendt, filósofa política, a respeito da crise na educação. Para isso, fizemos uma análise bibliográfica sobre suas obras, como também, de vários comentadores relevantes à temática. Assim, foi necessário percorrer alguns acontecimentos de sua vida que ajudaram a lançar luzes sobre sua teoria, pois, desse modo, o caminho para pensar a crise na educação, que seu deu após o evento totalitário nazista e a II Guerra Mundial, ficou mais evidente. A educação, que sofreu os impactos dessa ruptura da tradição, foi afetada naquilo que constitui sua essência, a natalidade. E, pensar este conceito tão importante para a teoria política arendtiana, se colocou como fundamental para, também, voltarmos à essa mesma crise, que é, sobretudo, política e, ainda, refletir sobre alguns aspectos do nosso contexto educacional. Sem indicar soluções, buscamos, ainda, compreender o fenômeno caótico da crise que ecoa em nossa realidade educacional, ressaltando a importância da autoridade e da tradição para a condição humana. |
Descrição: | Monografia (Especialização em Filosofia da Educação: Reflexões sobre a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11571 |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - IZAQUIEL ARRUDA SIQUEIRA.pdf | 854.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.