Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11573
Título: | As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física |
Autor(es): | Soares, Joana Menara Souza |
Palavras-chave: | Ciência Revolução Científica História da Ciência Filosofia da Ciência Ensino de Física |
Data do documento: | 29-Jul-2016 |
Resumo: | A pesquisa que apresentamos se insere no cenário atual de debates na área de Educação em Ciências e está relacionada às ideias existentes sobre as possibilidades de utilização da História e Filosofia das Ciências (HFC) como ferramenta auxiliar no processo de ensino. Esse trabalho tem como finalidade inicial apresentar brevemente a epistemologia de Thomas Kuhn, discutindo conceitos interessantes de sua teoria apresentada no livro: A estrutura das revoluções científicas. Nesse trabalho discutimos sobre paradigma, ciência normal, anomalias e crises e revolução científica bem como sobre algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências. Apresentamos também uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino. |
Descrição: | SOARES, J. M. S. As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física. 2016. 40f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11573 |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf | 14.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.