Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11573
Título: As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física
Autor(es): Soares, Joana Menara Souza
Palavras-chave: Ciência
Revolução Científica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Ensino de Física
Data do documento: 29-Jul-2016
Resumo: A pesquisa que apresentamos se insere no cenário atual de debates na área de Educação em Ciências e está relacionada às ideias existentes sobre as possibilidades de utilização da História e Filosofia das Ciências (HFC) como ferramenta auxiliar no processo de ensino. Esse trabalho tem como finalidade inicial apresentar brevemente a epistemologia de Thomas Kuhn, discutindo conceitos interessantes de sua teoria apresentada no livro: A estrutura das revoluções científicas. Nesse trabalho discutimos sobre paradigma, ciência normal, anomalias e crises e revolução científica bem como sobre algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências. Apresentamos também uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino.
Descrição: SOARES, J. M. S. As contribuições da epistemologia de Thomas Kuhn para o estudo de episódios históricos e suas repercussões no ensino de física. 2016. 40f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11573
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf14.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.