Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11574
Título: | Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula |
Autor(es): | Teodulino, Sílvia Maria Lima |
Palavras-chave: | Filosofia Literatura de Cordel Ensino Médio Educação |
Data do documento: | 27-Jul-2016 |
Resumo: | O presente trabalho: Filosofia e cordel: Perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula, buscou introduzir o cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do Ensino médio de escolas públicas brasileiras, a fim de analisar os aspectos em torno da Filosofia, da literatura de cordel e Educação, em que se revelam no folheto que destaca uma proposta: Cordel da Filosofia Antiga, da autoria de Sílvia Maria Lima Teodulino- em anexo. Os cordéis vêm se firmando como objeto de pesquisa acadêmica devido à variedade e conteúdos sociais com os quais os autores se propõem a trabalhar. Em destaque, ainda ,uma reflexão sobre a história do cordel e sobre o currículo e a obrigatoriedade do ensino da disciplina Filosofia, para o ensino médio nas escolas brasileiras, buscando um fecundo encontro entre o cordel e a filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação filosófica desencadeadora do gosto pela filosofia, bem como a ação profícua de filosofar. |
Descrição: | TEODULINO, S. M. L. Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula. 2016. 44f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11574 |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sílvia Maria LimaTeodulino.pdf | 15.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.