Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11574
Título: Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula
Autor(es): Teodulino, Sílvia Maria Lima
Palavras-chave: Filosofia
Literatura de Cordel
Ensino Médio
Educação
Data do documento: 27-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho: Filosofia e cordel: Perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula, buscou introduzir o cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do Ensino médio de escolas públicas brasileiras, a fim de analisar os aspectos em torno da Filosofia, da literatura de cordel e Educação, em que se revelam no folheto que destaca uma proposta: Cordel da Filosofia Antiga, da autoria de Sílvia Maria Lima Teodulino- em anexo. Os cordéis vêm se firmando como objeto de pesquisa acadêmica devido à variedade e conteúdos sociais com os quais os autores se propõem a trabalhar. Em destaque, ainda ,uma reflexão sobre a história do cordel e sobre o currículo e a obrigatoriedade do ensino da disciplina Filosofia, para o ensino médio nas escolas brasileiras, buscando um fecundo encontro entre o cordel e a filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação filosófica desencadeadora do gosto pela filosofia, bem como a ação profícua de filosofar.
Descrição: TEODULINO, S. M. L. Filosofia e cordel: perspectivas reflexivas quanto ao uso em sala de aula. 2016. 44f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11574
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvia Maria LimaTeodulino.pdf15.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.