Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11576
Título: Estimulação magnética transcraniana repetitiva no controle motor da doença Parkinson
Autor(es): Aranha, Márcia Dantas
Palavras-chave: Estimulação Magnética Transcraniana
Doença de Parkinson
Controle motor
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo do sistema nervoso central, apresenta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade. Sua prevalência é de cerca de 700 casos por 100.000 habitantes. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo principal avaliar a eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento dos sintomas motores do indivíduo portador da Doença de Parkinson. Método: Trata-se de um estudo de caráter aplicado, com abordagem quantitativa, exploratória, experimental por intervenção. Participaram da amostra 5 indivíduos com diagnóstico clínico de DP. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação dos pacientes: Questionário sócio demográfico, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), Parkinson’s Disease Questionnaire-39 (O questionário de Qualidade de Vida na Doença de Parkinson). Resultados: Os indivíduos apresentaram média de idade de 72,60±4,66 anos, com mínimo de 67 e máxima de 80 anos, com predomínio do gênero masculino correspondendo a 60% (n=3). Em relação ao PDQ 39 foi observado que a única variável que obteve significância foi o da comunicação, na avaliação os indivíduos apresentaram média de 54,9 no escore e na reavaliação os portadores apresentaram média de 26,6. Já na UPDRS nenhuma das variáveis foi significante. Conclusão: Dessa forma, esse tratamento complementar não invasivo e indolor, a Estimulação Magnética Transcraniana, necessita de mais estudos com uma amostra maior para assim comprovar a sua eficácia.
Descrição: ARANHA, M. D. Estimulação magnética transcraniana repetitiva no controle motor da doença Parkinson. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11576
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Dantas Aranha.pdf7.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.