Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1159
Título: Degradação ambiental a partir da cultura da cana-de-açúcar, no município de Itapororoca – PB
Autor(es): Silva, Jaqueline Freire da
Palavras-chave: Degradação
Meio ambiente
Monocultura canavieira
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: Os quase 500 anos de monocultivo da cana-de-açúcar na Zona da Mata Nordestina, deixou sua marca na população e no meio ambiente. Essas marcas são visíveis nos dias atuais. O processo de inserção deste monocultivo se deu com a chegada dos portugueses, através dos latifúndios (monocultivo, concentração de terra e escravidão). As práticas agrícolas, utilizadas até hoje, além de concentrar as terras nas mãos de poucos, usou e ainda usa trabalho análogo ao trabalho escravo, degrada o meio ambiente e provoca uma dependência da região à economia sucroalcooleira. Diante do exposto, o presente trabalho tratará basicamente sobre o desenvolvimento da monocultura canavieira no município de Itapororoca- PB, ressaltando aquelas modificações que tal cultivo trouxe para a região em termos de modificações sociais, econômicas e ambientais. O método empregado constitui-se de revisão bibliográfica, agregada a uma investigação exploratória descritiva, e por meio de entrevistas e visita a campo, levando em consideração as observações do autor e as entrevistas realizadas. Os resultados indicam que a monocultura da cana-de-açúcar vem provocando alterações drásticas nessa área de estudo, com a devastação da vegetação para implantação da cana, assoreamento dos cursos de água, empobrecimento do solo, desaparecimento de espécies animais e vegetais, contaminação de agricultores devido à utilização incorreta de agrotóxicos, envenenamento dos solos e das águas. De posse desses conhecimentos, tanto o poder público, quanto os atores sociais envolvidos no uso e ocupação desse ambiente poderão realizar um planejamento comprometido com a sustentabilidade local, procurando utilizar o solo de forma racional que possam reverter os atuais processos de degradação e preservar, principalmente, a cobertura vegetal, com o intuito de evitar possíveis processos erosivos e secamento das nascentes.
Descrição: SILVA, J. F. da. Degradação ambiental a partir da cultura da cana-de-açúcar, no município de Itapororoca – PB. 2010. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1159
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Freire da Silva.pdfJaqueline Freire da Silva1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.