Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11602
Título: A área central de Campina Grande - PB: dinâmica comercial (1940-2014)
Autor(es): Nunes, Albanisa Costa
Palavras-chave: Comércio - Campina Grande
Feira Livre
Dinâmica Espacial
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: O comércio de Campina Grande iniciou com os tropeiros, os quais ao trafegarem do Litoral para o Sertão, em suas paradas deram início as feiras que inicialmente eram de produtos de subsistência. A feira de mandioca teve grande importância na consolidação do comércio de Campina Grande a qual atribuiu importância ainda quando a cidade era um lugarejo. A pesquisa faz necessário ter uma introdução histórica sobre o início da formação do comércio de Campina Grande com suas feiras e posteriormente as mudanças espaciais ocorridas principalmente no centro da cidade, como a mudança na localização da feira e a reforma implantada por Verginiaud Wanderley que pavimentou ruas e fez várias obras de grande importância na época como o Grande Hotel. E por último a crise passada nas décadas de 1970 e 1980. Na década de 1970 foi o declínio do comércio atacadista, na década de 1980 a cidade já passava por um processo de degradação. Mas uma mudança mais recente foi a requalificação do centro de Campina Grande com a retirada dos ambulantes das calçadas das principais ruas do centro de Campina Grande e os remanejando para o Shopping Centro Edson Diniz e para as Arcas Titão e Catedral. E por último as dinâmicas atuais do centro e em se tratando do centro de Campina Grande sabe-se conforme o recorte histórico, ela passou por crises principalmente nas duas últimas décadas do século XX, mas com todas as mudanças o centro de Campina Grande consegue se manter dinâmico e atualizado. O Objetivo geral da pesquisa e mostrar que mesmo com crises que o Centro passou, com a criação dos shoppings e com isso a descentralização de atividades comerciais com os mesmos o Centro de Campina Grande continua bastante ativo e dinâmico. A metodologia usada na pesquisa foi a seleção de algumas referências bibliográficas que deram suporte teórico e histórico também que foi através dos textos selecionados pode se fazer o recorte histórico da área em estudo. O resultado da pesquisa fica claro que mesmo com os shoppings e subcentros espalhados pela cidade e com todas as mudanças ocorridas na área central de Campina Grande o mesmo ainda é a principal área de comercio da cidade contribuindo muito para o desenvolvimento da cidade.
Descrição: NUNES, A. C. A área central de Campina Grande - PB: dinâmica comercial (1940-2014). 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11602
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albanisa Costa Nunes.pdf10.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.