Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11603
Título: Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Barbosa da
Palavras-chave: Crise da Água
Paisagem
Semiárido
Data do documento: 21-Jul-2016
Resumo: Haja vista a importância da água e a escassez desse recurso no Semiárido brasileiro, além da hidrologia ser um dos conteúdos do livro didático de Geografia, fazendo parte dos conteúdos da Geografia Física, área considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando na escola básica, considera-se pertinente a construção de estratégias de aulas que facilitem a construção de conceitos e que tornem os conhecimentos geográficos mais significativos para os alunos. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos relatar a prática desenvolvida em turmas do 9º da Escola Estadual Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB, integrante do Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. Tal prática refere-se ao desenvolvimento do projeto de intervenção sobre a “Crise da água no Semiárido brasileiro”, que foi desenvolvido tomando-se como esteio a categoria geográfica paisagem. Dessa forma, a pesquisa é de natureza pesquisa-ação, sendo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos. Como estratégias, foram utilizados textos, realização de atividades em grupos, debates, dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar, buscando auxiliar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Semiárido vem enfrentando com a “falta d’água”. Adicionalmente, foram utilizados vídeos fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania. Também foi realizada aula de campo no Açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, PB, possibilitando aos alunos uma maior compreensão sobre a crise da água e a paisagem do Semiárido. Como culminância, os alunos escreveram e apresentaram coletivamente a carta da água, buscando conscientizar a sociedade da necessidade de gestão adequada dos recursos hídricos, comprovando a potencialidade do ensino de Geografia, no que se refere ao exercício da cidadania.
Descrição: SILVA, C. A. B. da. Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11603
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Augusto Barbosa da Silva.pdf13.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.