Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11604
Título: Recursos didáticos no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB
Autor(es): Silva, Fernando Florencio da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Recursos Didáticos
Processo Ensino - Aprendizagem
PIBID
Data do documento: 25-Jul-2016
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a eficácia e contribuição da utilização diversificada de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. A pesquisa desenvolveu-se numa perspectiva qualitativa, a partir do método fenomenológico. Foi desenvolvida em duas turmas de 1º Ano do Ensino Médio na Escola São Sebastião – integrante do Subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB, em que foram realizados três projetos de intervenção pedagógica, no sentido de introduzir metodologicamente recursos didáticos variados no estudo de determinados temas/conteúdos no ensino de Geografia, durante os anos de 2014 e 2015. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando-se em conta o conhecimento de mundo do aluno no estudo de determinado tema/conteúdo, contribui positivamente para a ampliação do processo de ensino e aprendizagem de Geografia, pois funciona como um instrumento didático que auxilia a compreensão do estudante, fazendo com que o conhecimento torne-se menos abstrato e com aplicação prática no cotidiano. Desta forma, entendemos que o PIBID apresenta-se como um condicionante para que esta pesquisa tenha se desenvolvido, haja vista o programa ter como caráter principal a integração entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, possibilitando que professores em formação adquiram experiência no campo de trabalho.
Descrição: SILVA, F. F. da. Recursos didáticos no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11604
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Florencio da Silva.pdf24.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.