Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11615
Título: A Rainha Santa Isabel: mosaico da sua imagem no romance histórico.
Autor(es): Alves, Simone dos Santos
Palavras-chave: Crítica literária
Romance histórico
Isabel de Aragão
Data do documento: 12-Mar-2014
Resumo: O presente estudo analisa três romances históricos contemporâneos que têm como tema a história da vida da sexta rainha de Portugal, Isabel de Aragão, a rainha Santa, em romances históricos. Isabel ficou conhecida pelas ações de caridade que praticava e por mediar conflitos, intervindo diretamente nos assuntos do reino. Depois de morta foi canonizada e é reconhecida por vários milagres realizados, como o famoso milagre de ter transformado pães em rosas. Para nosso trabalho, selecionamos os romances Isabel de Aragão rainha santa (2011), de Vitorino Nemésio, Os pecados da rainha santa Isabel (2010), de António Cândido Franco, e Memórias da rainha santa (2009), de María Pilar Queralt del Hierro. Nosso objetivo foi observar como cada romance estabelece as relações entre história e ficção, no modo como a personagem protagonista é elaborada. Observamos que Vitorino Nemésio resgata a história da rainha com um teor de maior proximidade aos documentos historiográficos, proporcionando poucas inovações narrativas ao retratar os fatos que permearam a sua vida, enquanto os romances de María Pilar Queralt del Hierro (2009) e António Cândido Franco (2010) percorrem uma vereda mais irônica em relação à historiografia. Para a abordagem do problema, estabelecemos aproximações e diferenças entre esses romances. Utilizamos os conceitos de Linda Hutcheon (1991) sobre a metaficção historiográfica, e a respeito de romance histórico tradicional e contemporâneo as considerações de outros estudiosos, como: Marinho (1999) e Esteves (2007). Ao longo do trabalho, consultamos também outros estudos baseados em documentos históricos, os quais tratam especificamente da rainha santa Isabel, como Fernando Barros Leite (1993), António de Vasconcelos (2007), José Carlos Gimenez (2005) e Francisco da Fonseca Benevides (2011). Desse modo, a nossa finalidade foi a de elucidar as correspondências e diferenças entre a versão que cada romancista traz da vida dessa rainha portuguesa, elaborando-a com características e ações que não se pode deduzir apenas pela leitura da historiografia. Para isso, baseamo-nos nos estudos sobre a personagem no romance, principalmente o ensaio de Cristina Vieira (2010), A construção da personagem romanesca, objetivando analisá-la no romance histórico tradicional e contemporâneo, retomando seu perfil histórico e sua construção literária na prosa de ficção.
Descrição: ALVES, S. S. A Rainha Santa Isabel: mosaico da sua imagem no romance histórico. 2013. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11615
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone dos Santos Alves.pdfPDF - Simone dos Santos Alves923.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.