Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11621
Título: A contabilidade como ciência na construção do desenvolvimento sustentável
Autor(es): Arruda, Joselito Costa de
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento socioambiental
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: A questão da Sustentabilidade Ambiental é de extrema importância, sobretudo, quando considera-se a atual conjuntura, na qual a necessidade de preservar e utilizar os recursos naturais de forma sustentável é evidente. Diante disso, a Contabilidade Ambiental é de suma importância para o bom desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da Contabilidade no desenvolvimento sustentável, a partir do pressuposto de que esta ciência não deve se restringir a escrituração e a mensurações quantitativas do patrimônio econômico e financeiro de uma empresa. E, de forma mais específica, fazer um breve histórico da Contabilidade Ambiental e compreender as contribuições do contador na adoção de uma postura sustentável pela empresa. Para tanto, este trabalho segue uma abordagem qualitativa de pesquisa que permitiu analisar o fenômeno, sem a obrigação de quantificá-lo. Dentro dessa perspectiva, este trabalho se desenvolveu utilizando como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa constatou que a contribuição da Contabilidade para esta nova tendência empresarial está no auxílio oferecido aos empresários na identificação e alocação dos ativos e passivos ambientais, de forma que as empresas conheçam quais custos e benefícios deverão ser adotados na gestão sustentável. Deste modo, é necessário refletir sobre este tema, buscando repensar o sentido atribuído à preservação e renovação dos recursos naturais e visando concretizar a Contabilidade Ambiental como um ramo importante dentro das Ciências Contábeis e dentro da gestão de empresas.
Descrição: ARRUDA, J. C. de. A contabilidade como ciência na construção do desenvolvimento sustentável. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11621
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselito Costa de Arruda.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.