Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11629
Título: Análise da qualidade de vida dos funcionários do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande
Autor(es): Fernandes, Savigny Pereira
Palavras-chave: Qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho
Instituição financeira
Data do documento: 4-Jul-2014
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um importante estudo para propiciar a melhor condição laboral para os colaboradores, ela surge, portanto para analisar e corrigir situações desgastantes aos trabalhadores. O ser humano encontra no trabalho sua aceitação social e sua identidade, sendo esta, portanto crucial em sua vida. Diante disso alguns estudiosos desenvolveram modelos como Nadler e Lawer (1983) mostrando sua importância e evolução do mesmo; Hackman e Oldhan (1975) na análise psicológica dos funcionários e seus resultados pessoais e profissionais; e o modelo de Walton (1973) adotado por este artigo que é dividido em oito fatores que são: compensação justa e adequada, condições de segurança e saúde no trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento contínuo e segurança, integração social na organização, garantias constitucionais, trabalho e espaço total de vida, relevância social da vida no trabalho confirmando a relevância na saúde e bem estar dos funcionários para o progresso da empresa. O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a qualidade de vida dos funcionários do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. O bancário, funcionário de empresa pública ou privada muitas vezes se encontra diante de uma série de responsabilidades, normas e condições que lhes causam fadiga, desmotivação e stress. Nesse estudo foi aplicado no setor escolhido um questionário que abordam as dimensões de Walton e de acordo com a pesquisa pode-se constatar que o setor apresenta um bom nível de qualidade de vida, porém fazem-se necessários reajustes salariais dentro da empresa de acordo com a categoria e uma análise da jornada de trabalho e os períodos de descanso dos trabalhadores.
Descrição: FERNANDES, S. P. Análise da qualidade de vida dos funcionários do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11629
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Savigny Pereira Fernandes.pdf832.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.