Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11632
Título: O exercício da dádiva protagonizado pelos habitantes da "Rua Preta"
Autor(es): Santos, Girlan Guedes dos
Palavras-chave: Escravidão
Reciprocidade
Cooperação
Data do documento: 24-Ago-2016
Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica, intitulada “Exercício de Reciprocidade: o Protagonismo dos Escravos e Descendentes da Comunidade Rua Preta”. A “Rua Preta” é uma comunidade constituída por descendentes de escravos na zona rural do município de Camalaú, no Cariri Ocidental da Paraíba. Essa comunidade foi sendo habitada por escravos que, por meios diversos, conseguiram escapar dos domínios das fazendas de gado naquela região, bem como aqueles que ficaram livres com a abolição. Esse espaço social foi sendo constituído, mediante o protagonismo dos negros na busca para atender suas necessidades de subsistência. Nesse sentido, esse artigo constitui-se em um “Estudo de Caso”, uma vez que foi desenvolvida uma abordagem sociológica, tendo como objetivo analisar as práticas de reciprocidade exercitadas pelos habitantes da “Rua Preta”, buscando compreender como se exercitam essas práticas no cotidiano, assim como os princípios morais que norteavam o seu exercício, como também as perspectivas de direitos sociais desses nativos, referentes à falta de acesso a algumas políticas sociais por desinformação da comunidade acerca desses direitos. Os resultados alcançados nos permitem afirmar a existência de práticas de reciprocidade, a exemplo da forma de sociabilidade coletiva que vivem, de como se ajudam mutualmente em seus afazeres e trabalhos diários, nos possibilitando ainda fazer um resgate histórico da comunidade que vem a contribuir aos habitantes da “Rua Preta” na perspectiva de acesso a direitos sociais com a titulação de suas terras como Quilombo.
Descrição: SANTOS, G. G. dos. O exercício da dádiva protagonizado pelos habitantes da "Rua Preta". 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11632
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlan Guedes dos Santos.pdf541.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.