Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11633
Título: Inclusão social: uma reflexão sobre as mudanças sociais apresentadas pelos idosos que participam dos grupos de terceira idade do SESC Centro Campina Grande (PB)
Autor(es): Ramos, Jailma dos Santos
Palavras-chave: Idoso
Inclusão social
Serviço Social do Comércio - SESC
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: O presente trabalho é fruto da experiência de estágio obrigatório curricular em Serviço Social, vivenciada na unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) – Centro, no município de Campina Grande (PB), a partir da qual desenvolvemos um projeto de intervenção junto aos grupos de terceira idade, com a finalidade de refletir as mudanças sociais apresentadas, através da inclusão social proporcionada pelos grupos de terceira idade do SESC Centro. A intervenção sócio educativa se realizou no período de março a agosto de 2014, através de atividades sobre saúde, educação, assistência e lazer contando com a participação de 90 idosos. O projeto contribuiu para ampliar os conhecimentos dos idosos sobre diversos temas, assim como para propiciar um espaço de discussão sobre a realidade social em que estão inseridos. Para tanto, utilizamos o método de pesquisa participativa com uso da técnica de dinâmicas. A partir dessa experiência pudemos concluir, o quanto é fundamental para os idosos sentir- sem incluídos e ativos na sociedade. Ressaltamos também que durante a realização das atividades os idosos participaram de forma ativa e interessada, demonstrando que as ações socioeducativas devem ser implementadas de maneira efetiva nas atividades do trabalho social com idosos oferecido pela instituição, o trabalho foi desenvolvido com apoio teórico de autores como Iamamoto (2003), Berquo (1999), Berzins (2003), Camarano(2004) entre outros.
Descrição: RAMOS, J. dos S. Inclusão social: uma reflexão sobre as mudanças sociais apresentadas pelos idosos que participam dos grupos de terceira idade do SESC Centro Campina Grande (PB). 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11633
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma dos Santos Ramos.pdf304.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.