Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11635
Título: Tendências da política de saúde e suas inflexões para o exercício profissional do assistente social
Autor(es): Silva, Lucivânia de Fátima
Palavras-chave: Política de saúde
Serviço social
Exercício profissional
Data do documento: 4-Mar-2015
Resumo: A presente monografia trata das tendências da política de saúde no Brasil e suas inflexões para o exercício profissional dos (as) assistentes sociais nesta área, a partir de um levantamento bibliográfico, com uma análise pautada em uma abordagem qualitativa, fundamentada no método crítico dialético.Parte-se do pressuposto de que o capitalismo brasileiro, em meio a uma crise estrutural, vem investido na desconstrução de direitos, com fortes implicações para a política de saúde, a qual tem aprofundando algumas tendências como a mercantilização, o sucateamento, a privatização e a focalização, com o privilégio de programas básicos de saúde voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade. Logo, tem inflexionado a intervenção profissional do(a) assistente social neste âmbito, impondo enormes desafios para a materialização do projeto ético-político da profissão. Os resultados alcançados com o estudodemonstram que apesar da concepção de saúde ampliada o trabalho do(a)assistente social tem se realizado preponderantemente na esfera da assistência, principalmente na alta e média complexidade. Além das demandas tradicionais que já conferem no cotidiano do assistente social um conteúdo emergencial, há tendências de práticas pragmáticas, burocráticas, implementadassob a lógica dos novos modelos de gestão da saúde, as quais poderão está contribuindo, necessariamente, para o revigoramento dos traços do passado conservador da profissão.
Descrição: SILVA, L. de F. Tendências da política de saúde e suas inflexões para o exercício profissional do assistente social. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11635
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucivânia de Fátima Silva.pdf447.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.