Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11637
Título: Estudo sobre finanças pessoais: educação financeira dos universitários de Campina Grande - PB
Autor(es): Lacerda, Lílian Izabele Silveira
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Planejamento financeiro
Orçamento familiar
Orçamento pessoal
Pais
Universidade
Data do documento: 21-Set-2016
Resumo: A Educação Financeira vem, cada vez mais, ocupando lugar de destaque nos meios onde a Educação, em todos os seus aspectos, é colocada em pauta, uma vez que as pessoas começam a se dar conta da sua importância. Este trabalho tem por objetivo verificar, em alunos ingressados na Universidade, qual o nível de conhecimento acerca da Educação Financeira, de forma que consigam gerir seus recursos eficientemente sem contrair dívidas, procurando identificar o papel dos pais e da Universidade nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de questionário aplicado com os estudantes da UEPB-CG e UFCG, em que os resultados obtidos identificam que os universitários possuem alguns conhecimentos sobre o assunto, mas que são insuficientes para uma gestão financeira pessoal de qualidade e que a Universidade, como instituição de ensino de todos os cidadãos, tem pouca influência na aquisição desse tipo de conhecimento. Espera-se que esse estudo ressalte a importância que a Educação Financeira possui no sentido de tornar a vida das pessoas melhor, uma vida mais equilibrada na gestão do seu dinheiro, controlando os impulsos de gastar sem critérios e objetivos e que suscite nas pessoas envolvidas com a Educação em todos os âmbitos a importância do seu ensino desde a infância nos currículos escolares.
Descrição: LACERDA, L. I. S. Estudo sobre finanças pessoais: educação financeira dos universitários de Campina Grande - PB. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11637
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lílian Izabele Silveira Lacerda.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.