Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11650
Título: O conceito de sagrado em Mircea Eliade
Autor(es): Azevedo, Barbara da Conceição
Palavras-chave: Religião
Espaço sagrado
Cidade
Tempo
Simbologia
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de Sagrado no pensamento filosófico de Mircea Eliade (1907-19860), sendo ele um dos grandes influentes nas pesquisas sobre o campo da religiosidade no século XX, é um dos mais importantes intérpretes do simbolismo religioso e do mito. Para tanto, este trabalho vem mostrar os conceitos adotados pelo filósofo romeno, bem como sua exposição acerca dos aspectos religiosos apresentados em seu livro O Sagrado e o Profano de 1959. Desta forma, iremos explorar algumas das experiências religiosas, mostrando a questão do espaço do eu, do tempo, a necessidade do homem religioso ter o Sagrado para ordenar e conservar sua existência. A argumentação do texto leva-nos a considerar o fenômeno religioso como sendo real, algo com grande influência sobre a vida do ser religioso. O significado tirado desta pesquisa se encontra na busca de um crescimento acerca da experiência religiosa nos tempos atuais, a oposição entre o Sagrado e o Profano e suas complexidades, ao longo da história, fazendo assim que a herança sagrada que recebemos no início da história faz com que venha a contribuir para nossos conhecimentos atuais. Assim procedendo, tentaremos apresentar perspectivas condizentes para um melhor aprofundamento do tema proposto.
Descrição: AZEVEDO, B. da C. O conceito de sagrado em Mircea Eliade. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11650
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Barbara da Conceição Azevedo.pdf582.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.